Iremos desenvolver e implementar pequenos localizadores acústicos, de baixo custo e amigos do ambiente (transponders), para localizar as artes de pesca em caso de perda, associado a um sistema robótico para ajudar na recuperação dessas redes.
Os recetores acústicos serão capazes de identificar de forma única uma arte de pesca, determinar com precisão a sua localização e facilitar a sua recuperação. Os localizadores acústicos serão suficientemente pequenos, baratos e resistentes de modo a serem facilmente acoplados tanto em grandes redes, como em pequenas armadilhas de pesca utilizadas, por exemplo, na captura de crustáceos e polvos. O sistema de localização será facilmente operável a partir de barcos de pesca e por operadores não experientes. Um veículo autónomo aquático/ veículo operado remotamente (AUV/ROV) será adaptado para auxiliar na recuperação das artes de pesca.
Desenvolvimento do sistema de deteção e recuperação
Abordagem participativa para a identificação do problema
Iremos consultar pescadores, para identificar:
- quais, quando, como e em que situações são perdidas artes de pesca, e que medidas poderemos adotar para impedir a sua perda;
- quanto e que tipo de lixo é produzido pelos pescadores num dia de faina;
- como é que este lixo a bordo interfere com a atividade pesqueira, quais são as perdas económicas associadas à perda das artes de pesca e quanto tempo dispensam para tentar recuperar as redes perdidas;
- a perceção dos pescadores em relação ao lixo marinho produzido a bordo e os problemas que causam durante a pesca (tempo perdido, estragos nas redes, etc.).
A informação será recolhida através de entrevistas e workshops participativos, que facilitam a co-produção de conhecimento e a sua integração com as necessidades dos pescadores na prevenção do lixo marinho, tanto nas redes perdidas como no lixo produzido a bordo.
Impacto ambiental das redes fantasma como um novo poluente
Iremos investigar se as artes de pesca perdidas poderão constituir um novo poluente. Os impactos ambientais serão avaliados através da monitorização in situ de locais de acumulação de artes de pesca perdidas, seguindo uma abordagem ecossistémica. Serão também realizadas experiências em laboratório para analisar o potencial das artes de pesca como fonte de contaminantes, como microplásticos, contaminantes químicos e biológicos, e de que forma a recuperação das artes de pesca perdidas pode reduzir este impacto ambiental.
Ações de sensibilização sobre a problemática do lixo marinho
Iremos organizar ações de sensibilização para informar os pescadores profissionais sobre a problemática do lixo marinho, incentivando as boas práticas de gestão de resíduos a bordo. Estas ações irão incluir seminários e workshops, realizados de pescadores para pescadores, focando na problemática do lixo marinho e na necessidade urgente de uma mudança dos comportamentos a bordo.
Estas ações irão culminar na organização de um evento especial, o Clean Ocean Day, uma campanha sincronizada em que pescadores do noroeste de Portugal e da Galiza irão recolher todos os resíduos produzidos durante um dia normal de faina, incluindo os resíduos recolhidos pelas artes de pesca e os resíduos domésticos produzidos a bordo. Todo o lixo recolhido será posteriormente analisado para obtermos uma estimativa da quantidade e tipo de resíduos presentes na costa noroeste da Península Ibérica.
Demonstração
Iremos testar e validar no mar, a tecnologia desenvolvida para a deteção e recuperação de artes de pesca perdidas. Estas ações irão incluir:
- Testes de laboratório para a validação dos localizadores acústicos;
- Testes em laboratório do veículo autónomo para a recuperação das artes de pesca;
- Testes no mar do sistema de localização e veículo autónomo;
- Demonstração e validação final.
Os testes no mar e a demonstração final contarão com a importante participação das comunidades piscatórias, envolvendo as organizações APMSHM (noroeste de Portugal) e ARVI (Espanha).
Avaliação do custo-benefício das soluções propostas pelo NetTag para a redução e prevenção do lixo marinho
Iremos estimar os custos económicos associados ao lixo marinho e avaliar a viabilidade de implementação das soluções propostas pelo NetTag.
Será realizada uma análise multicritério do custo-benefício da implementação da nova tecnologia acústica para localizar artes de pesca perdidas. Será também avaliada a viabilidade da implementação da nova tecnologia de localização acústica junto das autoridades legais e da indústria pesqueira.