1 Jan 2019

Bem vindos!

Bem vindo à pagina do NetTag!  

Aqui podem encontrar mais informação sobre o NetTag, os principais objectivos e atividades.

O projeto NetTag tem como objectivo prevenir e reduzir o lixo marinho proveniente das pescas, trabalhando diretamente com a indústria pesqueira, utilizando uma abordagem preventiva e integrada:

1. Reduzir a quantidade de artes de pesca perdidas, através do desenvolvimento de novas tecnologias, que permitirão aos pescadores localizar e recuperar as suas artes de pesca e 

2. Promover melhores práticas a bordo relativas à gestão de resíduos, através de ações de sensibilização organizadas por pescadores para pescadores.

Em paralelo, será avaliado o impacto ambiental das redes fantasma, como um novo poluente, nomeadamente como fonte de contaminantes químicos e microplásticos. As diferentes tarefas do projeto realizadas pelos vários parceiros já estão em desenvolvimento.

O NetTag pretende contribuir para (i) redução das artes de pesca abandonadas no NW da peninsula Ibérica; (ii) inovação tecnológica das artes de pesca; (iii) melhores práticas para prevenir o lixo marinho; (iv) melhorar o desempenho ambiental do setor pesqueiro português e espanhol.